Sintoma e Laço Social
Proposta: oferecer um aprofundamento teórico e clínico sobre a relação entre sintoma e laço social, abordando conceitos fundamentais da psicanálise de Freud e Lacan e ampliando a discussão para os desafios contemporâneos dos vínculos sociais na era do capitalismo global e da fragmentação discursiva.
Percorremos o livro "Fundamentos da Técnica Psicanalítica: uma abordagem lacaniana para praticantes", de Bruce Fink. Esta obra, escrita por um dos principais interlocutores da psicanálise lacaniana na atualidade, propõe uma releitura radical da técnica psicanalítica, resgatando os princípios freudianos do inconsciente, da repressão e da escuta, em contraste com práticas terapêuticas que se afastam desses fundamentos.Nos encontros, vamos nos debruçar sobre os principais eixos do texto, como a diferença entre escutar e ouvir, o papel da atenção flutuante, ,os manejos da transferência e contratransferência, o uso da pontuação e da escansão, e a escuta dos lapsos, atos falhos e metáforas como vias de acesso ao inconsciente.
O grupo é aberto a estudantes, profissionais e interessados na clínica psicanalítica, mesmo aqueles que ainda não possuem familiaridade com Lacan, já que o autor constrói suas reflexões com clareza e articulação didática. A proposta é que os encontros sejam momentos de leitura compartilhada, discussão teórico-clínica e troca de experiências a partir das questões que o texto nos suscita.
Encontros aos sábados: 09/08, 27/09, 04/10 e 01/11, das 10h às 12h.
Responsável: Andréia Stenner
Livro base do semestre: Fundamentos da Técnica Psicanalítica: uma abordagem lacaniana para praticantes
Periodicidade: Mensal
Modalidade: On-line
Frequência Exigida: Mínimo de 70%
Investimento: R$ 50,00 por encontro
Estudante: R$ 25,00 por encontro
Para pessoas oriundas de políticas gratuitas e ou beneficiadas será gratuito.
Inscrições: https://forms.gle/EXN9spFQYmWpMsfh7