top of page

UM RETORNO AO CALDEIRÃO DA BRUXA:
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA PSICANÁLISE

Este curso tem como finalidade trabalhar os conceitos fundamentais da psicanálise, tais como Freud formulou. Através deles, o curso pretende abordar temáticas que foram desenvolvidas ao longo da obra freudiana – sexualidade, sonhos, narcisismo, complexo de Édipo, destinos das pulsões, trauma, angústia e desamparo psíquico –, não sem articular com a cultura, uma vez que “sempre se é filho da época em que se vive, mesmo naquilo que se considera ter de mais próprio”, conforme afirma o pai da psicanálise. Neste sentido, faz-se necessário abordar o contexto histórico em que a psicanálise nasceu, assim como a sua história. Para tanto, o curso se constituirá de 4 módulos, sendo cada um por semestre.     
 

1º- Módulo -  O nascimento do discurso psicanalítico e a história da psicanálise

Levando em consideração que nada é mais próprio que a subjetividade, podemos entrever na afirmativa freudiana acima que o sujeito é histórico, isto é, ele é inscrito em uma temporalidade histórica que se constitui por elementos de ordem política, econômica, social e religiosa. Dessa forma, sua inscrição na cultura e o lugar que ela lhe confere se alteram ao longo dos tempos, à medida que se articulam a esses elementos, que, como operadores, produzem efeitos na constituição subjetiva. Assim, é impossível pensar o sujeito fora do campo histórico-cultural, reafirmando as palavras de Freud, pelas quais é possível concluir que toda mudança de época corresponde à mudança de sujeito, em função da produção de outros modos de subjetivação.

INSCRIÇÃO E INFORMAÇÕES: via whatsapp (32) 999364297.

MINISTRADO POR: Leila Guimarães Lobo de Mendonça, Ana Carolina Serpa e Vinícius Lara.

DIA E HORÁRIO: Semanal, aos sábados, das 9h30min às 11h30min.

INÍCIO: 02/03/2024

FORMATO: Híbrido.

VALOR: R$350,00 mensal (profissional)

               R$300,00 mensal (graduando)

LOCAL: Sede do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos de Juiz de Fora, Rua Oswaldo Cruz 68 - Centro.

              Online: o link será disponibilizado na semana do início do curso.

Segue abaixo a temática dos outros módulos. Maiores informações sobre cada um deles serão disponibilizadas ao final de cada semestre.

2º- Módulo - O infantil é sexual

Em sua busca pelas causas das neuroses e da descoberta da fantasia, Freud se deparou com a sexualidade infantil indo de encontro ao que se pensava na época. Foi a descoberta de que a causa da neurose se encontrava nas experiências infantis, fundamentalmente nas impressões referentes à vida sexual, o que levou Freud a se contrapor às ideias vigentes, de que a infância seria a idade da vida pautada pela inocência. Seguindo esse percurso, a proposta do módulo é explorar as descobertas iniciais de Freud, com destaque para a construção da primeira tópica freudiana e dos conceitos de inconsciente, recalque e pulsão.

3º- Módulo - A virada freudiana.

A proposta do módulo é explorar o período que se convencionou chamar de “virada dos anos 20”, em que Freud apresentou o conceito de pulsão de morte, criando um novo dualismo pulsional (pulsão de morte e pulsão de vida), formulou a segunda tópica do aparelho psíquico (isso, eu e supereu) e a segunda teoria da angústia. Ao longo do módulo, daremos ênfase a esse movimento que marca a retomada vigorosa da dimensão econômica do psiquismo e da concepção do trauma na obra freudiana.

4º- Módulo -  “Freud, pensador da cultura”*

Em Psicologia das massas e análise do eu, Freud defendeu o argumento de que “a psicologia individual também é ao mesmo tempo psicologia social”, destacando a indissociabilidade entre sujeito e sociedade. Partindo desse entendimento, Freud não se esquivou ao trabalho de apresentar uma contribuição psicanalítica para as questões culturais, desenvolvendo escritos em diálogo estreito com os campos da antropologia, da sociologia, da religião e da arte. Ao longo do módulo, abordaremos as principais teses freudianas sobre a cultura, com destaque para textos clássicos como: “Totem e Tabu”, “O mal-estar na civilização” e “Psicologia das massas e análise do Eu”.

 

*O título do módulo faz referência à obra clássica de Renato Mezan: “Freud, pensador da cultura”.

 

bottom of page