CURSO DE EXTENSÃO EM TEORIA E TÉCNICA EM PSICANÁLISE

O Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos de Juiz de Fora que integra a Rede do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos e a Rede internacional do Collége d'Espace Analytique, continuamente em busca de fornecer estudos em psicanálise e suas articulações, viabiliza oportunidades de aperfeiçoamento para todos os que se interessam pela psicanálise, em seus aspectos conceituais e clínicos, com o “Curso de Extensão: Teoria e Técnica em Psicanálise”.


O objetivo é aprofundar estudos sobre a teoria freudiana, em estreita relação com o cotidiano da clínica na contemporaneidade. A ideia central desse curso é oferecer um estudo e, principalmente, um exercício regular e sistematizado de leitura dos textos freudianos para os que se iniciam no percurso teórico/clínico e um retorno e aprofundamento para os que já têm um percurso.        


INSCRIÇÃO E INFORMAÇÕES: Liana (3218-3263).


LOCAL: Sede do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos de Juiz de Fora, Rua Oswaldo Cruz 68. Sala Luiz Viegas de Carvalho.

COORDENAÇÃO DO CURSO: Heitor Lobo de Mendonça.

JUSTIFICATIVA: Este curso destina-se a criar condições necessárias para um estudo aprofundado e permanente da teoria e da técnica psicanalítica. O Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos de Juiz de Fora se constitui em Grupos de Trabalho formada por psicanalistas, profissionais da área psicológica e profissionais de outras áreas do conhecimento, voltada para as questões nascidas das práticas e teorias psicanalíticas, com ênfase nas suas relações com a contemporaneidade.

EMENTA: Desenvolver de maneira sistematizada os conceitos metapsicológicos fundamentais à técnica psicanalítica.

OBJETIVO GERAL: Estudar os conceitos freudianos essenciais à prática psicanalítica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  1. Desenvolver o contexto histórico em que surge a psicanálise e os primeiros textos freudianos que irão embasar a metapsicologia.

  2. Estudar os conceitos metapsicológicos.

  3. Articular teoria e técnica.

  4. Delimitar a psicopatologia psicanalítica.

  5. Delimitar a psicanálise na contemporaneidade.


PÚBLICO-ALVO: Psicólogos, médicos, estudantes de psicologia e medicina e outros estudantes ou profissionais interessados em orientar e aprimorar seus conhecimentos no campo dos conceitos e da prática psicanalítica.


DIA E HORÁRIO: Quinta-feira – 19:00 às 22:00 horas (02 seminários teórico-clínicos de 01:30 horas).


VAGAS: 30. (O EBEPJF se reserva o direito de só iniciar o curso com um mínimo de 10 participantes).


INÍCIO: 10 de Fevereiro de 2022.


CARGA HORÁRIA E VALOR: Frequência mínima de 75% para cada módulo. Confere certificado. R$ 300,00.